Deliciosa Receita de Carbonara Italiana: Um Clássico Cremoso e Reconfortante

carbonara receita

A Carbonara é uma das jóias da culinária italiana, uma combinação irresistível de massa, queijo, ovos e guanciale (ou bacon) que derrete na boca e aquece o coração. Originária de Roma, essa receita tradicionalmente simples cativa os amantes da gastronomia há décadas.

Prepare-se para embarcar em uma jornada culinária pela Itália enquanto exploramos todos os segredos para fazer a Carbonara perfeita.

 

Ingredientes:

  • 400g de espaguete (ou outra massa longa de sua preferência)
  • 200g de guanciale (ou pancetta, se preferir)
  • 4 gemas de ovos mais 1 ovo inteiro
  • 200g de queijo Pecorino Romano ralado (ou parmesão)
  • Pimenta preta moída na hora, a gosto
  • Sal a gosto

 

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela grande, coloque água para ferver e adicione uma pitada generosa de sal. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem até ficar al dente.
  2. Enquanto a massa cozinha, corte o guanciale em cubos pequenos e frite em uma frigideira grande em fogo médio até ficar crocante. Reserve um pouco da gordura liberada pelo guanciale na frigideira.
  3. Em uma tigela grande, misture as gemas de ovos e o ovo inteiro com o queijo Pecorino Romano ralado. Tempere com uma pitada de sal e pimenta preta moída na hora.
  4. Assim que a massa estiver pronta, escorra, reservando uma xícara da água do cozimento.
  5. Adicione a massa à frigideira com o guanciale crocante e a gordura reservada. Misture bem para que a massa fique revestida com a gordura e os pedaços de guanciale.
  6. Desligue o fogo e adicione a mistura de ovos e queijo à massa quente, mexendo rapidamente para que os ovos cozinhem, mas não formem grumos.
  7. Se necessário, adicione um pouco da água do cozimento reservada para ajudar a criar um molho cremoso e sedoso.
  8. Sirva imediatamente, polvilhando com mais queijo Pecorino Romano e pimenta preta moída na hora.

 

Dicas e Curiosidades:

  • Se não encontrar guanciale, você pode substituir por pancetta ou até mesmo bacon, embora o sabor seja um pouco diferente.
  • O segredo para um molho cremoso é misturar rapidamente os ovos e o queijo com a massa quente. Caso contrário, os ovos podem coagular e formar grumos.
  • A pimenta preta moída na hora adiciona um toque de frescor e um sabor picante que complementa perfeitamente a riqueza da Carbonara.
  • Não jogue fora a água do cozimento da massa imediatamente! Essa água é rica em amido e pode ser usada para ajustar a consistência do molho, se necessário.
  • A Carbonara é melhor apreciada imediatamente após o preparo, enquanto ainda está quente e o molho está cremoso.

 

Veja também:

Macarrão com Brócolis e Queijo – Para uma Refeição Rápida 

VEJA MAIS

Cadastre-se abaixo e receba as novidades diretamente no seu email:

Receita Certa @ 2024. Todos os Direitos Reservados.