Risoto de Camarão: Uma Delícia Cremosa e Sofisticada

Risoto de Camarão

O risoto de camarão é um prato clássico da culinária italiana que combina a cremosidade do arroz com a suculência e sabor único do camarão. Essa receita é perfeita para ocasiões especiais, jantares românticos ou simplesmente para aqueles momentos em que você deseja preparar algo extraordinário na cozinha.

Veja essa receita detalhada para fazer um risoto de camarão delicioso e sofisticado.

 

Receita de Risoto de Camarão

Ingredientes

  • 300g de camarão limpo e descascado
  • 1 xícara de arroz arbóreo (ou outro tipo de arroz próprio para risoto)
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 4 xícaras de caldo de legumes ou de camarão
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha fresca picada para decorar
  • Azeite de oliva

 

Modo de Preparo

  1. Preparação dos Ingredientes:
    Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve. Aqueça o caldo de legumes em uma panela e mantenha-o em fogo baixo enquanto prepara o risoto.
  2. Refogue a Cebola e o Alho:
    Em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola picada e o alho picado, refogando até ficarem macios e levemente dourados.
  3. Adicione o Arroz e Refogue:
    Então acrescente o arroz arbóreo à panela e mexa bem para que todos os grãos fiquem envolvidos no azeite e nos aromas da cebola e do alho. Refogue por cerca de 2 minutos.
  4. Deglaceie com Vinho Branco:
    Despeje o vinho branco na panela com o arroz e mexa continuamente até que o vinho seja absorvido pelos grãos de arroz.
  5. Adicione o Caldo aos Poucos:
    Agora comece a adicionar o caldo de legumes, uma concha por vez, mexendo sempre o risoto. Continue adicionando o caldo e mexendo até que o arroz esteja cozido, mas ainda al dente, e o risoto esteja cremoso.
  6. Incorpore os Camarões:
    Quando o arroz estiver quase pronto, adicione os camarões ao risoto e deixe cozinhar por mais alguns minutos, até que os camarões estejam rosados e cozidos.
  7. Finalize com Manteiga e Queijo:
    Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o queijo parmesão ralado ao risoto, mexendo vigorosamente para incorporar e deixar o risoto ainda mais cremoso.
  8. Sirva e Decore:
    Transfira o risoto de camarão para pratos de servir individuais, polvilhe com salsinha fresca picada e sirva imediatamente, acompanhado de uma taça de vinho branco seco, se desejar.

 

Dicas Extras

Caldo de Camarão Caseiro: Se preferir, você pode preparar o caldo de camarão em casa, cozinhando as cascas e cabeças de camarão em água fervente por cerca de 20-30 minutos, coando e reservando o caldo resultante.
Variação de Ingredientes: Você pode adicionar outros ingredientes ao risoto, como tomate cereja, ervilhas frescas ou cogumelos, para uma versão ainda mais rica e saborosa.

 

Com esta receita de risoto de camarão, você está pronto para preparar uma refeição memorável que certamente será apreciada por todos os seus convidado

 

Veja também:

Frango Xadrez – Receita Tradicional

VEJA MAIS

Cadastre-se abaixo e receba as novidades diretamente no seu email:

Receita Certa @ 2024. Todos os Direitos Reservados.