Revelado: Pão Francês Idêntico ao de Padaria

pão francês: pães em uma assadeira prontos para irem ao forno

O pão francês tornou-se um elemento essencial da cultura alimentar francesa e, ao longo do tempo, espalhou-se para outras partes do mundo, tornando-se um ícone da culinária francesa. No Brasil, o termo “pão francês” é usado para se referir a um pão de formato semelhante à baguete, mas as características exatas do pão podem variar de região para região.

Você sabia que tem que borrifar água no pão francês? Esse e outros segredos você irá descobrir nesta receita de pão francês crocante, igualzinho aos das melhores padarias da sua cidade.

Vem aprender

Ingredientes:

  • 500gr de farinha de trigo
  • 5gr de açúcar
  • 10gr de fermento seco
  • 10gr de sal
  • 1 colher de margarina
  • 350ml de água gelada

 

Modo de Preparo:

  1. Em uma vasilha coloque 400g de farinha ( reserve 100g), açucar, sal e fermento seco. Misture tudo.
  2. Adicione a margarina e a água (aos poucos), vá misturando com as mãos. Massa ira ficar bem pegajosa, então vá adicionando restante da farinha aos poucos e sovando em torno de 5 minutos
  3. Assim que a massa desgrudar da bacia faça uma bola e deixe descansar (cubra com pano de prato para não ressecar a massa) por 5 minutos. Volte a sovar por mais 5 minutos e em seguida deixe descansar mais 5 minutos.
  4. Divida a massa em pedaços de 80g.
  5. Polvilhe farinha na bancada e vá abrindo os pedaços retangulares com ajuda de um rolo. Enrole a massa e deixe emenda para baixo.
  6. Coloque os pães numa forma untada com óleo e faça o corte em cima com uma faca de lâmina bem fina. Deixe descansar por mais 10 minutos.
  7. Enquanto isso acenda o forno a 270° com uma assadeira com água dentro (para criar vapor necessário).
  8. Leve os pães para assar, retire a forma com água, coloque a temperatura a 180° e borrife um pouco de água em cima dos pães.
  9. Assim que estiverem dourados está pronto.

 

Cadastre-se abaixo e receba as novidades diretamente no seu email:

Receita Certa @ 2024. Todos os Direitos Reservados.